top of page

  Sou eu sem você / Matheus Bongiovani 

Antes de você, me sentia cego. Imerso num completo breu. Quando enxergava, os caminhos a minha frente pareciam embaçados, incertos. A vulnerabilidade, o medo e a insegurança me definiam. Qualquer passo poderia ser em falso.

Aquela vida me parecia normal. Pensava que eu havia sido predestinado a viver daquela forma. Havia me acomodado, criado uma zona de conforto da qual não parecia haver saída. Não me dava conta de que poderia haver mais.

Você veio quando eu menos esperava. Ressignificou tudo o que eu pensei que já conhecia anteriormente. Os caminhos embaçados de repente se clarearam, o medo e a insegurança deram lugar a uma convicção arrebatadora.

 

A vulnerabilidade deixou de me definir. Meus passos se tornaram mais firmes. Finalmente me encontrei.

Você pode ser um objeto dispensável para muitos. Um artigo de luxo, facilmente substituível. Mas para os míopes, como eu, você é a síntese do que é o companheirismo. Quantos tropeços e situações embaraçosas você já evitou apenas estando presente?

Hoje, depois de conhecer os benefícios de ter você do meu lado, qualquer tempo mínimo longe de você já é sinônimo de grande sofrimento. “Você me viu na rua e nem me cumprimentou”, reclamam as pessoas. Mal sabem elas que nem foram vistas. Enxergo, no máximo, uma figura humana embaçada.

Eu não tenho palavras para expressar o quanto você é importante para mim. Fundamental, insubstituível, indispensável. Somente quando tentei te substituir por uma lente de contato mais discreta me dei conta de que era você que eu precisava. Eu poderia tentar me expressar de milhões de formas diferentes, mas só quem vive essa realidade pode conhecê-la de fato.

Jamais esqueço do início da nossa relação. Tudo começou de forma sutil, não sabia ao certo o tamanho da sua importância para mim, e da responsabilidade intransferível de ter sua posse. Certa vez esqueci  você na Lagoa da Pampulha. Um descuido inofensivo que quase causou um estrago irreparável.

 

Foi ali que aprendi a importância de cuidar e valorizar. Manter a higiene em dia, retirar cuidadosamente para dormir, tomar banho. E armazenar sempre em um lugar seguro.

Às vezes penso no nosso futuro juntos. Sua presença tem se tornado cada dia mais e mais necessária. Por mais que eu goste de ter sua companhia e você me complete, alguns amigos me alertam para a possibilidade deste relacionamento ter adquirido um caráter abusivo. Não quero que pense que minha tentativa de se livrar dessa assustadora dependência é um sinal de ingratidão. O problema não é você, sou eu.

 

bottom of page